PESQUISE NO BLOG

NOSSA HISTÓRIA: A PARÓQUIA DE SÃO MATEUS

Era de extrema importância, na época da colonização do interior brasileiro, a construção de uma ermida como núcleo de povoamento. A primeira igreja dessa cidade dedicou-se a dois santos: São Mateus e Nossa Senhora da Glória. O primeiro, de devoção do capitão Cosme Ferreira da Silva, chegou nas eras de 1720 a 1724; o segundo em 1745 a quem sua esposa Izabel Ferreira da Silva tinha como anjo tutelar.
                              

A construção da Capela de São Mateus e de Nossa Senhora da Glória data dos princípios do terceiro decênio do século XVIII.É de 29 de julho de 1731 o primeiro documento que prova a existência da Capela de São Mateus. É um termo paroquial de casamento celebrado pelo Pe. Antonio Barbosa Gerez, segundo cura o vigário da vara do Icó, e testemunhado pelo Capitão Cosme Ferreira da Silva e Manoel Gomes Ferreira.

Em 4 de setembro de 1731, o Capitão Cosme Ferreira da Silva doou meia légua de terra ( de um lado para o outro do rio Jaguaribe) para a capela de São Mateus.

A partir de 1745 a documentação eclesiástica faz referência à capela de Nossa Senhora da Glória de São Mateus, freguesia de Nossa Senhora da Expectação do Icó.

Trinta e sete anos depois que tinha sido testemunha do primeiro matrimônio ( 29/07/1731), o capitão Cosme Ferreira da Silva testemunhou em 25/01/1768 um casamento realizado na Capela de Nossa Senhora da Glória de São Mateus, matriz da freguesia de Nossa Senhora dos Inhamuns.

Antes da criação da paróquia de São Mateus, oito sacerdotes estiveram prestando serviços pastorais administrando sacramentos, com autorização ou licença expressa do vigário do Icó: Pe. Antonio Barbosa Gerez, Pe. Francisco Xavier de Vasconcelos, Pe. Antonio Nunes Cabral, Pe. Francisco Gomes Correia, Pe. Jerônimo de Matos Galvão, Pe. Frei Francisco de Santa Teresa de Jesus, Pe. Manoel Jorge da Costa e Pe.Manoel Félix da Cruz.

Sob a súplica de Nossa Senhora do Carmo, Frei Manoel de Jesus Maria, sob comissão do bispo de Olinda Dom Francisco Xavier Aranha, desmembrou esta igreja da freguesia de Icó e criou este Curato em 07 de dezembro de 1755, que tinha como matriz a capela do apóstolo São Mateus. Em 1756, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em São Mateus, recebia seu primeiro vigário: Pe. Anacleto Soares da Veiga ( 1756-1758). Mais de dez anos depois foi iniciado o serviço da construção da igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, pelo Pe. Sebastião da Costa Machado. Devido a falta de recursos financeiros, o término da edificação levou algumas décadas, e no desenrolar dos séculos ia ganhando melhoramentos em sua arquitetura majestosa.

Resumindo, a primeira devoção foi do apóstolo e evangelista São Mateus, iniciada em 1720-1724; a segunda foi a de Nossa Senhora da Glória a partir do ano de 1745 e a terceira, de Nossa Senhora do Carmo em outubro de 1768.


OS SACERDOTES


A paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de sua fundação até os dias atuais, foi administrada pelos seguintes sacerdotes:

SÉCULO XVIII - Padres: Anacleto Soares da Veiga(Primaz), Manoel Teixeira de Morais, Sebastião da Costa Machado, Francisco Gomes Correia, Antonio Barbosa Gerez, Francisco Xavier de Vasconcelos, Antonio Nunes Cabral, Jerônimo de Matos Galvão, Frei Francisco de Santa Tereza de Jesus, Manoel Jorge da Costa, Manoel Félix Cruz, Domingos André Brandão, João Saraiva Araújo, Antonio Correia Vaz, José Bezerra da Costa, Francisco Calado Bittencourt e Francisco Xavier Ordenho Sopeda.

SÉCULO XIX - Padres: Afonso Peregrino Gouveia, José Raimundo Batista, Manoel Felipe dos Santos, Pedro Alves Araújo, Vicente Ferreira de Pontes, Raimundo Pereira da Costa e Manoel Antonio de Lemos Braga.

SÉCULO XX - Padres: José de Souza Bezerra, Pio Pinho de Oliveira, José Gonçalves Sobreira, Raimundo Nonato Baldomiro Rodrigues, Januário Ribeiro Campos, Guilherme Milerbrink, José Guttle, João Sticker, Francisco Carlos de Azevedo, João Melo dos Reis.

SÉCULO XXI - Pe. João Carlos de Araújo, Pe. Antonio Geraldo de Azevedo, Pe. Samuel Cavalcante de Araújo, Pe. José Alves (atual).


Nossa Senhora do Carmo: conta-se que a imagem foi colocada na igreja em 22 de março de 1757, ainda em construção.

Pesquisar mais em Jucás História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS