PESQUISE NO BLOG

Contextualizando a escola - Uma ação de acompanhamento.


Dentre os vários trabalhos realizados pela equipe de Assessoria Educacional da SME de JUCÀS, no período de 2005 a 2008, destaca-se aqui, para fins de registro e estudo a ação CONTEXTUALIZANDO A ESCOLA.
Denominou-se CONTEXTUALIZANDO A ESCOLA a ação sistemática e contínua realizada mês a mês, ao longo de 2007 e 2008, em cinco unidades escolares da sede urbana do município, por cada membro da assessoria com a presença, sempre que possível, das técnicas da SME.
A realização desse trabalho fundamentado na observação e análise reflexiva da realidade da escola, em seus diversos aspectos, mas principalmente, no pedagógico e na ação educativa, teve como finalidade maior, contribuir com a escola na condução de seus propósitos, superação de suas dificuldades e alcance de suas metas.
O primeiro momento da ação CONTEXTUALIZANDO A ESCOLA, sempre foi marcado por uma reunião com o grupo gestor da escola para apresentação e/ou elaboração da pauta de trabalho, adotando-se uma postura de reflexão conjunta e análise partilhada das situações que iam sendo colocadas pela escola – o contexto da escola era o norte do trabalho, o cotidiano da escola era a matéria prima para o estudo e para a proposição de encaminhamentos. Enfim, o atendimento às reais necessidades da escola dava o sentido maior à ação técnica- pedagógica – e, assim, definia o trabalho como uma assessoria.
Considerando que, CONTEXTUALIZANDO A ESCOLA é uma ação pedagógica de grande valor para o acompanhamento pedagógico, a SME neste ano de 2009 com a ampliação dessa sistemática com a participação direta e efetiva de sua equipe técnica.
Para realização desse trabalho seguimos os seguintes passos:
1. Discussão com a equipe técnica sobre a necessidade de sistematizar o acompanhamento de cada unidade escolar;
2. Estudo e análise ilustrada das situações de CONTEXTUALIZANDO A ESCOLA, vividas pela assessoria em 2007 e 2008.
3. Distribuição das unidades escolares com equipe técnica;
4. Elaboração de um cronograma inicial;
5. Definição dos objetivos da 1ª visitação à escola e procedimentos após as visitações para continuidade e sentido do trabalho e encaminhamentos para o próximo encontro;
6. Elaboração dos instrumentais para registro de informações;
7. Socialização das informações pela Equipe Técnica da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS