PESQUISE NO BLOG

Alguns pontos a considerar sobre o ensino da matemática

Passando a limpo do meu trabalho como Diretor Pedagógico de Ensino da escola Centro Educacional Jucaense - CEJUC, uma escola de ensino fundamental na sede do município de Jucás, quero aqui ressaltar a minha queda pelo ensino de matemática em nossa época contemporânea.

Diante algumas observações, quero destacar alguns pontos a considerar sobre o ensino da matemática hoje:

1. Os jovens hoje, não aceitam mais que os professores fiquem diante do quadro explicando teoremas e só...
2. O ensino da matemática, hoje no Brasil se confunde com a didática do segundo milênio a.C. Ao analisar os livros didáticos de hoje, conclui-se: não estamos muito distantes daquela época!
3. Um grande golpe no ensino da matemática: professores de crianças estão sendo orientados a não exigir de seus alunos que saibam a tabuada de cor.
4. Decorar, sem entender versus memorizar. É falso o dilema entre entender ou decorar na matemática.
5. O aprendizado da matemática se faz através da compreensão e da memorização e uma não exclui a outra.
6. Qualquer criança na faixa dos 9 anos tem condições de entender que se souber a tabuada de memória, podem fazer mais rapidamente as operações aritméticas.
7. "Contextualização da Matemática" passou dos limites do razoável no Brasil, tornando algo obsessivo, ridículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS