TERCEIRO DIA
O dia todo: Passagem de turma
Este é o dia em que os professores se dedicam a conhecer as turmas com as quais vão trabalhar durante o ano e os funcionários dos serviços de apoio analisam a rotina de trabalho.
Proposta de reuniãoAqui, o foco está no passado: cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano anterior, segundo um roteiro definido pelo coordenador pedagógico. Se um educador saiu da escola, um membro da equipe gestora deve assumir a tarefa. Certifique-se de que sejam abordadas as características gerais da turma, como os conteúdos trabalhados e os resultados das avaliações. Recupere documentos como mapas de aprendizagem e fichas de alunos para a análise dos docentes. Nas escolas que tenham o Ensino Fundamental completo, é essencial que o professor do antigo 5º ano converse com todos os do 6º ano para ajudar os colegas a criar um ambiente que facilite a adaptação ao novo ciclo. Preveja um orador para falar sobre os avanços em cada área e outro para discorrer sobre o perfil das turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
evite que o momento seja usado para disseminar ideias
pré-concebidas sobre determinada turma ou aluno.
- Mapas de aprendizagem e fichas dos alunos.
- Salas para as reuniões dos professores (em duplas ou grupos) e
para os grupos de funcionários das diversas áreas.
>>>>>>>>>>Quarto Dia >>>>>>>>>>
O dia todo: Passagem de turma
Este é o dia em que os professores se dedicam a conhecer as turmas com as quais vão trabalhar durante o ano e os funcionários dos serviços de apoio analisam a rotina de trabalho.
Proposta de reuniãoAqui, o foco está no passado: cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano anterior, segundo um roteiro definido pelo coordenador pedagógico. Se um educador saiu da escola, um membro da equipe gestora deve assumir a tarefa. Certifique-se de que sejam abordadas as características gerais da turma, como os conteúdos trabalhados e os resultados das avaliações. Recupere documentos como mapas de aprendizagem e fichas de alunos para a análise dos docentes. Nas escolas que tenham o Ensino Fundamental completo, é essencial que o professor do antigo 5º ano converse com todos os do 6º ano para ajudar os colegas a criar um ambiente que facilite a adaptação ao novo ciclo. Preveja um orador para falar sobre os avanços em cada área e outro para discorrer sobre o perfil das turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Alerta
Fique atento para que os grupos mantenham foco no pedagógico e evite que o momento seja usado para disseminar ideias
pré-concebidas sobre determinada turma ou aluno.
Reflexão sobre a rotina
Enquanto o coordenador orienta os professores na passagem de turma,
Enquanto o coordenador orienta os professores na passagem de turma,
o diretor pode dividir o tempo entre os grupos de docentes e os de
funcionários. Uma conversa sobre como eles podem contribuir nos
projetos institucionais e em outras áreas certamente vai aumentar o
envolvimento com as metas da escola. Proponha que todos avaliem os
aspectos positivos e as dificuldades enfrentadas na rotina durante o
último ano e façam sugestões. É possível visitar o programa Profuncionário,
no site do Ministério da Educação (MEC), e avaliar se alguém da equipe
pode fazer os cursos a distância oferecidos. Monte com eles um cronograma
das reuniões ao longo do ano para deixar claro que você vai acompanhar
o andamento das tarefas.
Chame professores e funcionários administrativos e dos serviços de
apoio para a reunião. Porém eles trabalharão separadamente. Os
docentes começam reunidos com toda a equipe e depois se organizam
em série.
apoio para a reunião. Porém eles trabalharão separadamente. Os
docentes começam reunidos com toda a equipe e depois se organizam
em série.
Providenciar...
- Portfólios de alunos e professores, separados por turmas.- Mapas de aprendizagem e fichas dos alunos.
- Salas para as reuniões dos professores (em duplas ou grupos) e
para os grupos de funcionários das diversas áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário