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“R” de Reforço, para o sucesso da aprendizagem.


PROJETO DE TRABALHO

TEMA: “R” de Reforço, para o sucesso da aprendizagem.

PÚBLICO ALVO: Alunos de 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º anos da escola Centro Educacional Jucaense.

PERÍODO: Ano letivo de 2008.

OBJETIVO: Oferecer às crianças e adolescentes com maiores dificuldades de aprendizagem, das turmas envolvidas, o suporte necessário para que eles avancem conforme o esperado.

META: Garantir que 95% dos alunos das turmas envolvidas sejam aprovados no final do ano letivo de 2008.

JUSTIFICATIVA:

É possível garantir que todos os alunos aprendam os conteúdos básicos previstos. Basta-se organizar um grupo de trabalho que ofereçam às crianças e adolescentes com dificuldades na aprendizagem o apoio necessário para que eles as superem.

Dar uma atenção maior através de um planejamento bem elaborado podemos obter sucesso.

Foi baseando-se nesta proposta que o Núcleo Gestor e professores da escola CEJUC, apoiados na assessoria de Vera Solheiros, Margarida Mendes e Nildes Alencar e ainda inspirados na experiência pedagógica de Liduína Correia, que elaboramos esse projeto de trabalho para garantir melhorias na aprendizagem desses alunos e proporcionar a eles aprovação no final do ano letivo.

CONTEÚDOS ABORDADOS:

ü Leitura, escrita, produção, vocabulário, pontuação, gêneros literários;

ü Cálculo e interpretação;

ü Leitura e compreensão numérica;

ü Conteúdos estudados na sala regular.

ESTRATÉGIAS:

ü Proporcionar a atenção individualizada em turmas menores;

ü Organizar turmas em contra turnos;

ü Programar atividades de reforço desde o início do primeiro semestre;

ü Fazer diagnósticos precisos das necessidades de aprendizagem de cada aluno;

ü Desenvolver um programa de seqüências de atividades referentes aos conteúdos;

ü Definir bem um cronograma de atividades;

ü Definir uma avaliação que comprove que cada etapa está sendo vencida;

ü Rever o que está sendo feito e planejar ações certeiras;

ü Realizar intervenções (leitura em voz alta, escritas de textos memorizados, lista de nomes e objetos, jogos de cartas) e uso de recursos como textos e jogos;

ü Realizar trabalhos alternativos aos propostos em sala de aula;

ü Fazer diagnósticos individuais e acompanhar as atividades e produções dos alunos periodicamente;

ü Planejar estratégias de ensino diferentes das usadas em sala de aula.

EXECUÇÃO DAS AULAS: A aulas serão ministradas diariamente em contra turnos durante 1 hora e 30 minutos por turma/turno. As turmas serão acompanhadas pelas professoras Francivânia Gomes Duarte, Maria José de O. Vital e Marlene Silva Lucas , sob o apoio do Núcleo Gestor e professores titulares das turmas.


GRUPO DE TRABALHO DIRETAMENTE ENVOLVIDO:

João Gomes Filho (Coordenador Pedagógico)

Marilene da Silva Lucas (Diretora)

Francivania Gomes Duarte (Professora)

Marlene Silva Lucas (Professora)

Maria José de Oliveira Vital (Professora)

Ilzaniza Palácio Cavalcante (Professora)

Marineida Santino Nobre (Professora)

Maria Regilândia Alves Ferreira. (Professora)

APOIO:

Vera Solheiros

Secretaria Municipal de Educação

AVALIAÇÃO: A avaliação do projeto será feita através de realizações de diagnósticos que comprovem os avanços e o alcance dos objetivos propostos; anotações sucintas das dificuldades encontradas nas etapas das atividades; comprovação da freqüência e participação ativa dos alunos.

BIBLIOGRAFIA:

Revista Nova escola, nº 205.

Parâmetros Curriculares Nacionais.


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