PESQUISE NO BLOG

ESCOLA DO MUNICÍPIO PROMOVE II FEIRA CULTURAL E LITERÁRIA


A escola Centro Educacional Professora Antonieta Cals tem em sua programação pedagógica anual a Feira Cultural de Leitura (Feira Literária) que tem como objetivo culminar os trabalhos desenvolvidos pelas turmas durante um período de atividades de leitura voltadas para o crescimento intelectual dos alunos e professores.

Este ano, dia 20 de novembro a partir das 15h30min aconteceu a 2ª edição da feira, onde os alunos e professores e todos que compõem a escola trabalharam enfocando os grandes autores da literatura brasileira: Patativa do Assaré, Castro Alves, Monteiro Lobato, Rachel de Queiroz, José de Alencar . Entre eles estava o nosso poeta local o Sr. Ernando

Cavalcante, que foi homenageado pela turma do 4º ano com a biografia e obras do autor. Seu Ernando, mais popularmente conhecido, é um poeta de nossa cidade que já escreveu vários livros e cordéis onde ele conta as histórias de nosso município, de nosso povo e acontecimentos do mundo em forma de versos. São algumas obras do autor: “Origem de São Mateus e Jucás em poesia, A Lenda do Bicho do Rio, A morte de Isabela, Nos tempos da Vovó”, entre outros.

A turma do 3° ano, gerida pela professora Fátima apresentou a biografia, obras e trabalhos realizados pelos alunos do grande escritor Monteiro Lobato.Os alunos apresentaram biografias dos autores, recitaram poesias, sínteses de livros, desenhos artísticos, encenaram passagens dos livros, onde quero aqui destacar a maravilhosa encenação de um trecho da obra de Patativa do Assaré (Israel): “O bode de Miguel Boato” por Gean, Amábile, Cinara, Kelly e Wellington, alunos do 7º ano e uma entrevista com a aluna Eslinge Gomes na personagem de Raquel de Queirós, entrevistada por um grande repórter (Geune) de uma emissora de TV imaginária. Neste mesmo contexto, na sala da turma do 9º ano se deu a encenação da índia Iracema (Sauana) e seu amado, José de Alencar (Rodrigo), onde o autor se coloca em sua própria história de romance numa emocionante atração pela beleza da índia. ( Livro: “Iracema”, de José de Alencar)

O momento permitiu enfatizar a importância da literatura para todos que se colocam na postura de leitores dessas e outras maravilhosas obras literárias.

Quero deixar meus parabéns a todos os alunos, professores e demais profissionais desta escola que desenvolveram tão bem os trabalhos para que o público que ali estavam, ressaltando a pessoa da Senhora Secretária de Educação Nildes Alencar Lima e sua assessoria, Vera Cecília e Margarida Mendes e ainda Técnicas da SME, apreciassem com a certeza que esta entidade educacional tem serviços prestados a favor de uma educação de qualidade.



Créditos:
Temas dos trabalhos apresentados:

Monteiro Lobato ( turma do 3° ano, professora: Fátima);
Ernando Cavalvante (turma do 4º ano A, professora: Vera);
Castro Alves (turmas do 6º anos A e B, professor: Jarbas);
Rachel de Queiroz (turma do 8º ano A, professora: Luciana);
José de Alencar (turma do 9º ano, professora: Bernadete);
Patativa do Assaré (turma do 7º ano A, professora: Luciana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS