PESQUISE NO BLOG

Prova Brasil 9° ano: Tratamento da informação

Localizar informações em gráfico (Descritor 36)

Observe o gráfico.

Ao marcar no gráfico o ponto de interseção entre as medidas de altura e peso, saberemos localizar a situação de uma pessoa em uma das três zonas. Para aqueles que têm 1,65 m e querem permanecer na zona de segurança, o peso deve manter-se, aproximadamente, entre
(A) 48 e 65 quilos.
(B) 50 e 65 quilos.

(C) 55 e 68 quilos.
(D) 60 e 75 quilos.

Análise
Cabe ao estudante, em primeiro lugar, identificar as grandezas representadas no gráfico: altura de uma pessoa (em metros) e peso (em quilos). Depois, ao ler o enunciado, é preciso compreender que o problema solicita o peso, na zona de segurança, de uma pessoa de 1,65 metro. A identificação dessa zona faz parte da leitura do gráfico.

Orientações
No site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (www.ibge.gov.br) estão disponíveis gráficos e tabelas que podem ser usados no desenvolvimento do trabalho com leitura e interpretação de informações desse tipo. Faça esse trabalho também com jornais. Depois, discuta sobre a clareza dos gráficos e a veracidade dos dados e, em última instância, faça uma análise mais profunda sobre a pertinência ou não do recurso na reportagem de que faz parte.

Comparar tabelas e gráficos (Descritor 37)

A tabela ao lado mostra as temperaturas mínimas registradas durante uma semana do mês de julho numa cidade do Rio Grande do Sul.

Qual é o gráfico que representa a variação da temperatura mínima nessa cidade, nessa semana?

Análise
Nesse item, é necessário ler os dados da tabela e comparar com os gráficos apresentados para identificar em qual deles a informação foi apresentada corretamente.

Orientações
Em aula, trabalhe com a construção de gráficos em papel milimetrado, com base numa tabela de valores, destacando com a turma, por exemplo, se as grandezas envolvidas são discretas ou contínuas. Complemente a discussão, apresentando um novo gráfico e pedindo que todos construam a tabela de valores associada a ele. O uso de planilhas eletrônicas, que geram gráficos com base em alguns dados, pode contribuir no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS