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Projeto Político Pedagógico da escola CEJUC - 2010

ESCOLA DE ENS. FUND. CENTRO EDUCACIONAL JUCAENSE - CEJUC

RUA - JOSÉ GERSON DUARTE, S / N

JUCÁS – CEARÁ

INEP: 23190531 CNPJ: 01.923.772/0001-68 FONE: 3517-1710


PROJETO

POLÍTICO

PEDAGÓGICO

DO ENSINO

FUNDAMENTAL


Jucás – Ceará

Ano – 2010


1. Identificação da Escola

1.1 Nome da Escola: E.E.F. Centro Educacional Jucaense

1.2 Dependência Administrativa:

( ) Estadual ( X ) Municipal ( ) Particular

1.3 Endereço: Rua-José Gerson Duarte, s / n

1.3.1 Zona: ( X ) Urbana ( ) Rural ( ) Periferia Urbana

1.4 Níveis e Modalidades de Ensino:

Níveis

Modalidades

Educação ( ) Creche

Infantil: ( ) Pré-escola

( ) Creche

( ) Pré-escola

Educação ( ) 3º ao 5º ano

Especial: ( ) 6º ao 9º ano

( ) Ens. Médio

( ) EJA

Ensino ( X ) 3º ao 5º

Fundamental: ( X ) 6º ao 9º

Ed. de Jovens ( ) 1º ao 5º ano

E Adultos: ( ) 6º ao 9º ano

( ) Médio

( ) Regular

Ensino Médio: ( ) Integrado

( ) Subsequente

Educação a

Distância: ( ) Nível Médio

2. Matrícula – Ano 2010 (por turno, nível e modalidade de ensino)

turno

Educação Infantil

Ensino Fundamental do

3º ao 5º ano

Creche

Pré-escola

Total

Regular

Especial

Total

Regular

Especial

Total

Regular

Especial

EJA

M

-

-

-

-

-

-

54

53

01

-

T

-

-

-

-

-

-

25

25

-

N

-

-

-

-

-

-

-

T

O

T

A

L

79

78

01

turno

Ensino Fundamental do

6º ao 9º ano

Ensino Médio

Total

Regular

Especial

EJA

Total

Regular

Especial

EJA

Ed. Profissional

M

179

178

01

-

-

-

-

-

-

T

212

212

-

-

-

-

-

-

N

-

-

-

-

-

-

T

O

T

A

L

391

390

01

MATRÍCULA GERAL: 470 alunos


SUMÁRIO

ü APRESENTAÇÃO

ü IDENTIFICAÇÃO

ü JUSTIFICATIVA

ü REFERENCIAL TEÓRICO

ü DEFINIÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR

ü OBJETIVOS E METAS

ü ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

ü ESTRATÉGIA DE GESTÃO ESCOLA

ü AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

APRESENTAÇÃO

O presente projeto traçará estratégias de ações pedagógicas para ser desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Jucaense.

Este plano pedagógico encontra-se dividido em oito tópicos, sendo que se inicia pelos dados da Identificação da Escola, Justificativa, Referencial Teórico, Definições da Proposta Curricular, Estratégia de Gestão e Avaliação.

Portanto espera-se que com a execução desse plano, possamos transformar o perfil da escola que temos na escola ideal que é aquela que cumpre com sua função social de contribuir para formação do cidadão, fazendo com que os mesmos sejam capazes de exercitar uma vivência levando em conta os valores básicos do ser humano: solidariedade, cooperação, respeito mútuo, justiça e honestidade resultando na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


JUSTIFICATIVA

A Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Jucaense está localizada na Rua-José Gerson Duarte, s/n – Jucás – Ceará, a mesma atende uma clientela de 470 (quatrocentos e setenta) alunos do 3º ao 9º ano, na qual a referida escola apresenta várias dificuldades, referente à situação pedagógica, que são as seguintes: alunos com deficiência no processo ensino aprendizagem e descompromissados com a vida escolar, a falta de acompanhamento por parte dos pais na vida escolar dos filhos, a ausência de respeito, comportamento e baixa auto-estima dos alunos, além da desestruturação familiar, propensão ao uso de drogas e prostituição. No entanto contamos com a comunidade escolar que apresenta um perfil de valorização pela escola regular, pois a mesma se encontra numa área onde a maioria dos alunos são filhos de agricultores, diaristas, analfabetos e apresentam situações sócio econômica precárias, na qual grande parte deles não dispõe de um salário nem para sobrevivência, embora com todas as deficiências apresentadas, ainda temos alunos e famílias que acreditam na importância do conhecimento para transformação da sociedade.

A escola vem realizando suas ações pedagógicas em consonância com uma filosofia de Educação crítica, dialética e emancipadora que trabalha o educando de forma significativa, levando-o a compreender a realidade, tornando pessoas críticas e autônomas que contribuam na transformação de um mundo mais justo.

Diante do exposto, comprova-se que a escola precisa realizar ações estratégicas que viabilize aproximação da escola real para escola ideal que é aquela que apresente melhoria no índice de aprendizagem, da permanência do aluno na escola, na inovação das práticas metodológicas, redução no índice de reprovação e evasão, maior participação da família na escola e na vida escolar dos filhos, uma maior integração com a comunidade escolar. O núcleo gestor juntamente com o corpo docente não medirá esforços em desenvolver projetos inovadores, palestras, seminários, oficinas para superar desafios diagnosticados da escola que temos, transformando na instituição idealizada.

Portanto, espera-se que a idealidade desse plano de ação possa superar todos os desafios e a escola passe a cumprir com a sua função social com uma nova caricatura, onde todos possam ampliar seus conhecimentos de forma crítica e dialética enquanto cidadão.

REFERENCIAL TEÓRICO

As diretrizes que norteiam o fazer pedagógico da escola está centrado na concepção de contribuir na construção de uma sociedade democrática, solidária, igualitária e justa, resultando no desenvolvimento de um ser humano autônomo, ético, crítico construtivo, ativo/participativo e sujeito construtor da sua própria história. No entanto os pressupostos filosóficos da educação que a mesma proporciona para clientela escolar é histórico-crítica, dialética, emancipadora, que está direcionando para a formação do homem como um ser político que interage com o meio, buscando a cada dia a inovação.

Vale ressaltar que o currículo da referida escola norteia-se pela concepção crítica e contextualizada, voltando-se para a formação da consciência e aprendizagem significativa entre o aluno e o objeto de conhecimento, resultando numa prática de ensino construtivista que parte dos conhecimentos prévios para a construção do novo, proporcionando com isso estimular o educando a construir e contextualizar os saberes sistematizados ao longo da trajetória estudantil.

A escola citada é comprometida com a comunidade escolar. A mesma busca desenvolver um trabalho inovador, criativo, flexível e comprometido com as realizações de sua função, pois trabalha o aluno criando situações para que o mesmo seja ativo, passivo, disciplinado sendo, portanto, a peça fundamental na descoberta de novos conhecimentos.

Hoje contamos com professores que se empenham nas realizações de suas funções identificando-se com o magistério, acreditando na capacidade de aprender dos educandos como também têm o seu fazer pedagógico direcionado pela proposta construtivista e integrado no contexto da escola e do mundo, lutando em prol da construção do saber qualitativo. A forma de avaliação da referida escola ocorre de forma comprometida com a aprendizagem significativa onde à avaliação qualitativa predomina sobre a quantitativa, pois os elementos são indissociáveis, portanto, um está interligado ao outro, e buscam a qualidade das competências desenvolvidas.

DEFINIÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR

A teoria curricular que norteia as práticas de ensino da referida escola é crítica porque os conteúdos estão interligados uns aos outros contribuindo para a contextualização do conhecimento.

Os planejamentos são realizados de forma coletiva com integração/ interdisciplinar, contextualização, flexibilidade, diversidade e pluralidade de conhecimento, como também com utilização de pedagogias de projetos, no qual só vem a contribuir para efetivação de uma prática docente com vista no progresso do aluno e de toda comunidade escolar. A escola busca implantar no seu contexto, valores indispensáveis para a formação do indivíduo tais como: solidariedade, cooperação, respeito mútuo, obediência, justiça e honestidade em todo corpo docente como também em toda comunidade com qualidade e comprometimento.


OBJETIVOS

Ø Efetivar a participação dos pais na escola e na vida escolar dos filhos;

Ø Reduzir o número de reprovados e abandono escolar na instituição de ensino;

Ø Garantir à permanência do aluno na escola, elevar a auto-estima e o interesse pelo processo ensino aprendizagem com sucesso;

Ø Proporcionar ao professor estudos que oportunizem seu crescimento pessoal e profissional;

Ø Elevar a qualidade do ensino aprendizagem com práticas metodológicas inovadoras;

Ø Adquirir anualmente livros para ampliação do acervo bibliográfico;

Ø Implementar um processo de formação sistemática para os funcionários;

Ø Incentivar a participação dos alunos nos eventos escolares;

Ø Utilizar materiais didático-pedagógicos que a escola disponibiliza para melhorias nas práticas metodológicas;

Ø Desenvolver projetos internos e externos em parceria com outras instituições buscando amenizar os problemas sociais despertando a consciência cidadã do alunado.


METAS

Ø Efetivação da participação dos pais em 90% nas reuniões da escola;

Ø Efetivação da participação dos pais em 50% nas atividades escolares e na vida escolar dos filhos;

Ø Redução da reprovação escolar geral em no mínimo 7% dos índices atuais;

Ø Redução da evasão escolar geral em no mínimo 0,5% dos índices atuais;

Ø Aquisição da matrícula a 100% da clientela escolar com a permanência de 97% em todo decorrer do ano letivo;

Ø Desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras que motive em 90% dos alunos, despertando o interesse e a auto-estima pelo processo ensino e aprendizagem com sucesso;

Ø Implementação de um processo de formação continuada envolvendo 100% dos professores da educação básica;

Ø Implantação de projetos inovadores com prática diversificada utilizando recursos tecnológicos para melhorar em 90% a qualidade do ensino;

Ø Aquisição anual de 100 livros para o acervo bibliográfico;

Ø Implantação de um processo de formação em serviço sistemático e continuado para 100% dos funcionários;

Ø Desenvolvimento dos eventos escolares com uma maior participação dos alunos;

Ø Utilização dos materiais disponíveis na escola, proporcionando aulas mais dinâmicas e atraentes;


ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

NÍVEL / MODALIDADE DE ENSINO

Educação Infantil

( ) Creche

( ) Pré-escola

Ensino Fundamental

( X ) 3º ao 5º ano

Educação Especial

( ) 1º ao 5º ano

Ensino Médio

( ) Ed. Especial

Ensino Fundamental

( X ) 6º ao 9º ano

Educação Especial

( ) 6º ao 9º ano

Ed. Profissional

Educação Especial

( ) Creche

( ) Pré-escola

Educação de Jovens e Adultos

( ) 1º ao 5º ano

Ensino Médio

( ) Ed. Geral

Curso:

Educação de Jovens e Adultos

( ) 6º ao 9º ano

Ensino Médio

(EJA)

ESTRATÉGIAS DE GESTÃO ESCOLAR

PROCEDIMENTO DA MATRÍCULA

ATIVIDADES

RESPONSÁVEIS

Estabelecer o número de vagas por ano assegurando as vagas dos alunos repetentes.

Direção e Secretária Escolar

Verificar o número de salas, carteiras e de professores para dimensionar o total de turmas a serem abertas.

Direção e Secretária Escolar

Divulgar o calendário de matrículas com número de vagas para os novatos, por turno.

Direção e Secretária Escolar

Providenciar o material necessário para a matrícula inclusive cópia do PPP e do Regimento para conhecimento das famílias.

Direção e Secretária Escolar

Proceder à matrícula e arquivar os documentos escolares.

Direção e Secretária Escolar

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS: as turmas serão organizadas para atender até 35 alunos em cada sala, sendo que este atendimento será ofertado nas turmas do 3º ao 9º ano, concluindo a Educação Básica em 9 anos. Para tanto são reservadas duas vagas em cada sala de aula para inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.

CALENDÁRIO ESCOLAR: O calendário está organizado cumprindo no mínimo 200 dias letivos, sendo 800 horas para Ensino Fundamental I (3º ao 5º ano) e 880 horas para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Além dos dias letivos são realizadas as formações pedagógicas mensalmente, as datas comemorativas, feriados, reunião de pais, reunião de órgãos colegiados, momentos de capacitações para todos os funcionários e as datas cívicas são desenvolvidas de acordo com o previsto no calendário escolar.

PLANO DE AÇÃO DA BIBLIOTECÁRIA

Objetivos:

v Desenvolver na biblioteca ações que estimule no educando o gosto e o prazer pelo hábito de ler;

v Proporcionar momentos de leitura crítica na biblioteca para todos os alunos;

v Criar estratégias de prática de leitura na biblioteca para alunos e professores com vista na superação do baixo índice de leitura e escrita;

v Despertar no educando gosto pelo hábito de leitura através da execução de projetos desenvolvidos pela bibliotecária da escola;

v Incentivar no horário do intervalo os alunos freqüentarem a biblioteca e se sentirem num ambiente de lazer;

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: Alunos e professores serão atendidos nos turnos: manhã (7:00h às 11:00h) e tarde (13:00h às 17:00h) durante todos os dias letivos.

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Procedimentos Básicos de Avaliação

O que realizar

Quando

Quem

Reunião sistemática para verificação dos objetivos educacionais.

Bimestralmente

Núcleo Gestor e Comunidade Escolar.

Encontro para análise das estratégicas básicas de atuação na escola.

Bimestralmente

Núcleo Gestor, professores

e alunos

Entrevista com pais, professores e alunos para diagnosticar o nível de satisfação da execução dessa proposta.

Semestralmente

Núcleo Gestor e professores



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