PESQUISE NO BLOG

CEM ANOS DA BANDA DE MÚSICA DE JUCÁS


Fundada em 05 de maio de 1910 pelo Pe. Pio Pinho de Oliveira, a filarmônica São Mateuense, atualmente nossa querida banda Pe. Pio, é reconhecida pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará como uma das bandas de música mais antigas do Ceará.

Apesar de todas dificuldades enfrentadas no decorrer desse século de vida, chegando ao ponto de se apresentar com apenas 04 componentes, a " Furiosa", apelido dado à banda nos anos 40, nunca parou de tocar. Podemos afirmar sem receio de injustiça, que a banda deve sua existência até hoje às figuras do Pe. Pio Pinho, fundador e incentivador; Maria do Carmo Ferreira Lima, apaixonada patrocinadora e grande incentivadora; Raimundo Custódio Lopes, maestro, músico e compositor de mais de 60 dobrados, tocados até hoje pela banda; Álvaro Correia de Araújo, maestro com maior tempo à frente da banda, mais de 38 anos; Washington Luís, atual maestro e grande incentivador; e o governo municipal, representado atualmente pela Secretaria da Cultura e Juventude, com o seu apoio, incentivo e divulgação.

Porém, o povo jucaense é o grande responsável por esses 100 anos de existência da banda. Uma paixão recíproca que ultrapassa gerações e engrandece essa relação.

A Secretaria da Cultura e Juventude de Jucás, apoiada pelo governo municipal, aproveita essa ocasião para anunciar que o ano de 2010 é o ano do centenário da banda Pe. Pio e terá suas festividades iniciadas a partir do 05 de maio com uma extensa programação cultural até dezembro.


Antiga composição da Banda de Música Pe. Pio

Pesquisar mais em Jucás História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS