PESQUISE NO BLOG

NOSSA HISTÓRIA: SÃO MATEUS E A ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS



Seguindo o exemplo de outras cidades do Ceará, São Mateus(hoje Jucás) se antecipou na libertação de seus escravos, demonstrando que estava alinhado com as idéias republicanas do final do século XIX.
Conforme consta na cronologia da abolição no Ceará, Acarape, hoje Redenção, foi o primeiro município do Ceará a libertar seus escravos em 1° de Janeiro de 1883 e São Mateus foi o décimo oitavo, a 27 de dezembro de 1883.
Miguel Waldery Rolim, em seu livro "Abolição dos escravos no município de Jucás", revela que foi um dia festivo com grande participação popular, desde o romper da aurora até o raiar do dia seguinte. Houve missa às 9 horas na matriz de Nossa Senhora dom Carmo celebrada pelo Pe. José de Souza Bezerra; reunião no edifício do Paço Municipal, a fim de oficializar o acontecimento. Depois houve reunião na Câmara Municipal, quando o presidente da solenidade declarou que "a partir daquele dia estava extinta a escravidão no município de São Mateus". No final da sessão foi elaborado um documento assinado pelo presentes e o presidente da Câmara juntamente com o Intendente Municipal. Enviaram correspondência às autoridades estaduais e federais, comunicando que "o território do município estava completamente livre de escravos".
De acordo com livro:"A abolição no Ceará" de Raimundo Girão, em janeiro de 1884 havia 499 escravos em São Mateus que foram reduzidos a zero no dia da libertação total do Ceará - 25 de março de 1884. A libertação dos escravos no Ceará foi um fato importante para a causa abolicionista do país que extinguiu o elemento servil no Brasil em 13 de maio de 1888.

Pesquisar mais em Jucás História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS