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Reforço escolar: em combate à deficiência de aprendizagem





A escola pública Centro Educacional Jucaense- CEJUC (Jucás-CE), a partir de um diagnóstico realizado e posteriormente o planejamento sistemático construído a partir das deficiências dos 23 alunos do 3° ao 5° anos diagnosticadas, as professoras Marineida Santino ( professora titular ), Helena Silva (professora de apoio), Ilzaniza Palácio ( professora titular ) e Antonieta Gomes ( professora de apoio ), desenvolvem em equipe sincronizada de trabalho o reforço escolar para esses alunos.

São propostas sessões de reforço todos os dias de uma hora, atendendo individualmente e em grupos de até 5 alunos dependendo das necessidades de cada situação.

O trabalho tem rendido sucessos. Exemplo disso com avanços já concretizados do aluno Rodrigo Alves Rodrigues, recebido da cidade de São Paulo, acompanhado individualmente pela professora Helena Silva, que começara os trabalhos no mês de agosto com diagnósticos de aprendizagem deficientes. Não reconhecia as letras do alfabeto, tampouco silabar e ler palavras. Com esse trabalho do reforço escolar, depois de praticamente um mês e meio, o aluno já consegue identificar símbolos da nossa escrita, construir e ler palavras simples.

O sucesso não tem segredo: é fruto da força de vontade do professor, do aluno e do trabalho planejado usando estratégias e materiais pedagógicos já bastante conhecidos.


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