PESQUISE NO BLOG

O MUNICÍPIO DE JUCÁS

Pontos a considerar sobre o município de Jucás.


Jucás é um município cuja sede está localizada à margem esquerda do rio Jaguaribe. Situa-se na região Centro-Sul do Estado do Ceará. Limita-se ao norte com o município de Acopiara, ao sul com os municípios de Cariús e Tarrafas, ao leste com o município de Iguatu e a Oeste com o município de Saboeiro.

Possui uma área de 869 Km2 e uma população de 22.890 habitantes. Dista 407 km da capital do estado, Fortaleza, situado à altitude média de 246,96m acima do nível do mar com coordenadas geográficas: latitude: 6°31'31", longitude: 39°31'39.

Data da fundação: 17 de outubro de 1823, com a denominação de São Mateus dos Inhamuns e posteriormente São Mateus.

Dia 30 de dezembro de 1943, o município passou a se chamar Jucás através do decreto de N° 1114, não por vontade do povo e sim iniciativa própria do interventor estadual Francisco Menezes Pimentel.

Padroeira: Nossa Senhora do Carmo ( Festa do Carmo de 07 a 16 de julho - Diocese de Iguatu).

Feriados municipais: 16 de julho (padroeira) e 17 de outubro : dia do Município.

Possui os distritos: Sede, São Pedro, Canfístula, Mel, Baixio da Donana e Poço Grande.

Termos jurídicos de Jucás foi elevado a categoria de comarca, constituindo o termo com o mesmo nome, pela lei estadual N° 213, de 09 de julho de 1948.

POVOAMENTO.

Os primitivos habitantes da região eram os indígenas das tribos Tapuia Cariús e Quixelô. Habitavam às margens do rio Jaguaribe, lagoas e nos ribeiros dos rios Bastiões e Cariús.

É do conhecimento geral que o curso do rio Jaguaribe e seus afluentes foram caminho natural do início da colonização nos fins do século XVII.

Os contingentes de baianos, de pernambucanos e de paraibanos, de acordo com os portugueses, foram desbravadores e colonizadores do sertão cearense. Aqui e ali iam surgindo os currais de gado e, nestes, os núcleos das futuras comunas.

Em janeiro de 1682, o governador geral do Brasil, mestre de campo, Roque da Costa Barreto, a pedidos concedeu, 105 léguas de comprimento por 1/2 légua de cada lado do rio Jaguaribe e 41 sesmeiros para fins de expansão dos currais de gado.

Alguns desses exploradores deixaram suas concessões caírem em comisso, isto é, não os povoaram.


Pesquisar mais em Jucás História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS