Esquete teatral: Aracati, Fortaleza (SER VI) e Reriutaba
Desenho: Aracati, Fortaleza (SER VI), Sobral e Tianguá
Pintura: Beberibe, Camocim e Canindé
Música: Camocim, Sobral e Tianguá
Paródia: Deputado Irapuan Pinheiro, Sobral e Varjota
Conto: Barroquinha, Fortaleza (SER VI), Guaramiranga e Russas
História em quadrinhos: Fortaleza (SER VI), Itatira e Jucás
Poesia de cordel: Fortaleza (SER I e SER IV), Itatira, Pentecoste e Pindoretama
ENVOLVIMENTO - Ao todo, a coordenação estadual do Peteca recebeu a inscrição de 366 tarefas escolares de 70 municípios. O procurador explica que, no entanto, foram produzidas pelos estudantes em todos os municípios participantes do Programa cerca de 40 mil tarefas acerca do tema trabalho infantil. “Isto mostra o grau de envolvimento dos estudantes com a discussão proposta em sala de aula pelos educadores capacitados para desenvolver o assunto e contribuir para a formação de uma nova mentalidade em torno da exploração do trabalho precoce”, comemora o procurador.
Ele afirma que o Peteca, criado há três anos no Ceará, atendeu, em 2011, a 422,9 mil estudantes. “É um esforço que tem dado certo graças ao compromisso dos educadores em ajudar a eliminar a barreira cultural que ainda garante, nos dias atuais, uma indevida tolerância com a prática da exploração do trabalho de crianças e adolescentes”, diz. Os municípios finalistas enviarão os estudantes autores dos trabalhos selecionados para apresentarem suas tarefas a uma nova comissão julgadora, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), durante evento em que serão escolhidos e anunciados os vencedores de cada submodalidade. Na mesma solenidade, será entregue a premiação a cada vencedor.
NÚMEROS: 422.981 Alunos das redes municipais e estaduais foram atendidos, no ano letivo de 2011, pelas atividades do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), lançado no final de 2008.
40 mil tarefas em oito submodalidades (conto, paródia, música, história em quadrinho, pintura, desenho, esquete teatral e poesia de cordel) foram produzidas pelos estudantes durante as etapas escolares e municipais do Prêmio Peteca 2011.
366 tarefas escolares de 70 municípios cearenses foram inscritos na etapa estadual do Prêmio.
28 atividades de 17 Municípios foram selecionadas como finalistas nas oito submodalidades e serão apresentadas em evento marcado para o dia 1º de dezembro, no auditório da Fiec, à nova comissão julgadora, que escolherá os vencedores.
2.107 escolas cearenses desenvolveram atividades do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente no ano letivo de 2011.
15.476 educadores cearenses foram capacitados e desenvolveram ações do Peteca ao longo do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário