PESQUISE NO BLOG

Escola CEJUC leva aluno a premiação dos finalistas do prêmio PETECA 2011 em Fortaleza.




O auditório da Fiec, em Fortaleza, recebeu, neste dia 05 e dezembro de 2011, das 8 às 14 horas, alunos de 17 municípios à solenidade de apresentação dos 28 trabalhos finalistas do Prêmio Peteca 2011. Uma nova comissão julgadora indicou os vencedores de cada uma das oito modalidades do prêmio que, neste ano, teve 366 trabalhos inscritos entre mais de 40 mil produzidos. A iniciativa marcou a conclusão do terceiro ano de desenvolvimento do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

A escola CEJUC, entre as 2.107 escolas cearenses que participaram do prêmio 2011, levou junto com mais 28 trabalhos classificados, a esta solenidade, o aluno Carlos Átila como finalista na submodalidade história em quadrinhos com um trabalho intitulado "Trabalho não combina com criança", orientado pela professora Marilene Lucas.
As apresentações se deram de acordo com as modalidades e submodalidades em ordem antes determinada pelo classificação obedecendo a organização alfabética das escolas.

Esquete teatral: Aracati, Fortaleza (SER VI) e Reriutaba

Desenho: Aracati, Fortaleza (SER VI), Sobral e Tianguá

Pintura: Beberibe, Camocim e Canindé

Música: Camocim, Sobral e Tianguá

Paródia: Deputado Irapuan Pinheiro, Sobral e Varjota

Conto: Barroquinha, Fortaleza (SER VI), Guaramiranga e Russas

História em quadrinhos: Fortaleza (SER VI), Itatira e Jucás

Poesia de cordel: Fortaleza (SER I e SER IV), Itatira, Pentecoste e Pindoretama

Particularmente, de nossa secretaria, estiveram presentes no evento a Secretária de Educação Nildes Alencar Lima, a Técnica responsável pela coordenação do PETECA em nosso município, Maria Gilcivanda Duarte, o Diretor Pedagógico da escola João Gomes Filho, além da professora Marilene o aluno Carlos Átila.

"O procurador Antonio de Oliveira Lima afirma que o Peteca, criado há três anos no Ceará, atendeu, em 2011, a 422,9 mil estudantes. “É um esforço que tem dado certo graças ao compromisso dos educadores em ajudar a eliminar a barreira cultural que ainda garante, nos dias atuais, uma indevida tolerância com a prática da exploração do trabalho de crianças e adolescentes”, diz."

Cabe, aqui, parabenizar os alunos finalistas e todos que participaram direta ou indiretamente deste trabalho de prevenção a exploração do trabalho da criança e do adolescente.

Créditos:

ENVOLVIMENTO - Ao todo, a coordenação estadual do Peteca recebeu a inscrição de 366 tarefas escolares de 70 municípios. O procurador explica que, no entanto, foram produzidas pelos estudantes em todos os municípios participantes do Programa cerca de 40 mil tarefas acerca do tema trabalho infantil. “Isto mostra o grau de envolvimento dos estudantes com a discussão proposta em sala de aula pelos educadores capacitados para desenvolver o assunto e contribuir para a formação de uma nova mentalidade em torno da exploração do trabalho precoce”, comemora o procurador.

Ele afirma que o Peteca, criado há três anos no Ceará, atendeu, em 2011, a 422,9 mil estudantes. “É um esforço que tem dado certo graças ao compromisso dos educadores em ajudar a eliminar a barreira cultural que ainda garante, nos dias atuais, uma indevida tolerância com a prática da exploração do trabalho de crianças e adolescentes”, diz. Os municípios finalistas enviarão os estudantes autores dos trabalhos selecionados para apresentarem suas tarefas a uma nova comissão julgadora, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), durante evento em que serão escolhidos e anunciados os vencedores de cada submodalidade. Na mesma solenidade, será entregue a premiação a cada vencedor.

NÚMEROS: 422.981 Alunos das redes municipais e estaduais foram atendidos, no ano letivo de 2011, pelas atividades do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), lançado no final de 2008.

40 mil tarefas em oito submodalidades (conto, paródia, música, história em quadrinho, pintura, desenho, esquete teatral e poesia de cordel) foram produzidas pelos estudantes durante as etapas escolares e municipais do Prêmio Peteca 2011.

366 tarefas escolares de 70 municípios cearenses foram inscritos na etapa estadual do Prêmio.

28 atividades de 17 Municípios foram selecionadas como finalistas nas oito submodalidades e serão apresentadas em evento marcado para o dia 1º de dezembro, no auditório da Fiec, à nova comissão julgadora, que escolherá os vencedores.

2.107 escolas cearenses desenvolveram atividades do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente no ano letivo de 2011.

15.476 educadores cearenses foram capacitados e desenvolveram ações do Peteca ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS