PESQUISE NO BLOG

Sugestões de plano de aula

Pensamos bem quando começa o ano letivo para ministrarmos a primeira semana de aula. Fazer uma semana diferente, entretanto proposta para adquirir conhecimentos. Abaixo apresento duas sugestões para a primeira semana de aula de Matemática e Educação Física Teórica.

PLANO DE AULA
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL JUCAENSE - CEJUC

DISCIPLINA: Matemática
TURMAS: 8 º anos B e C/ 9º ano C
TURNO: Manhã/Tarde

SEMANA:10 a 14/02/2014.(15/02-REUNIÃO DE PAIS)

DATAS: 11, 13 e 14/02/2014.(8º anosB e C)
               10, 11 e 14/02/2014.(9º ano C)

OBJETIVOS:
- Promover a integração entre os alunos e professor, fortalecendo a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes;
- Ler e debater sobre o Regimento escolar; 
- Explorar e analisar as regras de convivência;
- Diagnosticar o nível de aprendizagem dos alunos.

CONTEÚDOS:
- Regimento escolar;
- Regras de conivência;
- Diagnóstico de aprendizagem;
- Atividades de revisão.

METODOLOGIA:
- Boas vindas;
- Apresentação do professor;
- Leitura de mensagem reflexiva;
- Apresentação dos alunos;
- Conversa informal;
- Dinâmica: texto coletivo;
- Leitura e exploração do Regimento Escolar;
- Análise das regras de convivência;
- Desafios matemáticos;
- Atividades de revisão;
- Situações- problemas;
- Aplicação da avaliação diagnóstica; 

AVALIAÇÃO:
- Participação e desempenho da equipe.


PLANO DE AULA
ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL JUCAENSE - CEJUC

DISCIPLINA: Ed.Física
TURMAS: 7º anos A, B e C/ 9º anos A, B e C
TURNO: Manhã/Tarde

SEMANA:10 a 14/02/2014.(15/02-REUNIÃO DE PAIS)

OBJETIVOS:
- Promover a integração entre os alunos, fortalecendo a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes;
- Entender o significado do trabalho de equipe;
- Compreender que o trabalho de equipe é uma oportunidade para todos chegarem ao seu destino escolhido.

CONTEÚDOS:
- O trabalho de equipe;

METODOLOGIA:
- Dinâmica: nó de equipe.
- Execução da dinâmica
- O que você entendeu sobre a mensagem da dinâmica?
- Dinâmica do caminho:usar material disponível pelos alunos para ligar o inicio e a chegada de um caminho.Ganha a equipe que primeiro chegar no destino.
- Percepção da dinâmica;
- Jogo: Dividir a turma em equipe com número igual de alunos. Por em fila as equipes.Promover um jogo de arremesso de bola ao cesto (alternadamente).O aluno que conseguir fazer cesta marca 2 pontos para sua equipe. Se errar paga uma prenda respondendo uma pergunta sobre conhecimentos gerais(cartas dispostas na sala de aula). Se acertar ganha 1 ponto para sua equipe. Se errar esse ponto vai para equipe adversária. Acaba o jogo quando todos das equipes lançarem a bola no cesto. Vence a equipe com maior número de pontos;
- Dinâmica:CURTE ou COMPARTILHA? Os alunos escreve alguma coisa sobre os acontecimentos no Brasil e do mundo.Depois o professor recolhe os papéis e embaralha-os numa sacola/caixa. Depois cada aluno retira aleatoriamente e lê o escrito, comenta e CURTE OU COMPARTILHA;
- Percepção da dinâmica;
- Leitura do texto:"O piquenique das tartarugas"(anexo);
- Percepção da leitura do texto;
- Considerações finais;   

AVALIAÇÃO:
- Participação e desempenho da equipe.

ANEXO:

O PIQUENIQUE DAS TARTARUGAS.(TRABALHO EM EQUIPE)

A família de tartarugas decidiu sair para um piquenique, e por serem naturalmente lentas, levaram alguns dias para prepararem-se para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado, e durante o segundo dia da viagem encontraram o lugar ideal!

Elas levaram algumas horas para limpar a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Quando elas estavam prontas pra comer, descobriram que tinham esquecido o sal. Poxa, todas concordaram que um piquenique sem sal seria um desastre, e após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas.
A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou, mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família concordou e a pequena tartaruga então saiu para buscar o sal.
Três dias se passaram e a pequena tartaruga ainda não havia retornado. Cinco dias… Seis dias… Então, no sétimo dia, a tartaruga mais velha, que já não aguentava de tanta fome, anunciou que ia comer, e começou a desembalar um sanduíche.
Quando ela deu a primeira “dentada” no sanduíche, a pequena tartaruga saiu detrás de uma árvore e gritou:
- Ahhãããããã! Eu tinha certeza que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal!
.............................
No trabalho em equipe, e também em nossas vidas, muitas vezes as coisas acontecem mais ou menos desse jeito. Desperdiçamos muito tempo esperando que as pessoas vivam à altura de nossas expectativas, e ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo, que deixamos de fazer a nossa parte; de fazer o que se espera de nós.
Entre o estímulo e a resposta, há um espaço, onde estão a liberdade e o poder de mudar as nossas escolhas. Entre qualquer coisa que tenha acontecido ou esteja acontecendo a você neste momento, e a sua resposta a elas, há um espaço em que você tem a liberdade e o poder de escolher a sua resposta. E estas respostas é que vão governar o seu crescimento, suas realizações e suas contribuições para que você e sua equipe se tornem cada vez melhor.
Se os outros não estão fazendo a parte que lhes compete, em vez de deixar-se influenciar por esta situação, escolha fazer o melhor, decida fazer a sua parte com excelência, porque dessa maneira você é quem influenciará as pessoas, ajudando a tornar a equipe e o ambiente de trabalho melhores a cada dia.

PROFESSOR:João Gomes Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS