PESQUISE NO BLOG

FAMÍLIA X ESCOLA! COMO DEVE SER A RELAÇÃO???

O Prof. Emerson Mota Santana enviou sua matéria para o F@rol. Divulgue seu material também e seja um colaborador de nosso blog. CLIQUE AQUI.
Sociologia e Educação
Por: Prof. Emerson Mota Santana
Acredito que, no dias atuais, não há no mundo, uma escola que consiga realizar seu trabalho de forma efetiva e verdadeira se não contar com a colaboração e a participação efetiva dos pais. Dentro do mesmo contexto, nenhuma família consegue o desenvolvimento cultural e formação profissional dos seus filhos se não contar com a ajuda e o trabalho dos profissionais ligados à educação.

Pensando assim, é importante ressaltar que, para que haja realmente a formação plena de uma pessoa, pais e professores devem criar um relacionamento de amizade, respeito e interesse mútuos, que venham atender as necessidades de aprendizagem e formação cultural da criança.

As crianças, cujas famílias participam ativamente da vida escolar, têm maiores oportunidades de sucesso, por isso, é dever da escola incentivar a participação dos pais na vida escolar da criança, mostrando toda sua importância e como os resultados serão melhores depois que os mesmos tomarem consciência dessa participação.

O educador e a família devem ser parceiros na aprendizagem das crianças, não apenas no conhecimento cognitivo, mas na construção de valores que farão toda diferença quando a criança estiver fora do ambiente escolar.

A participação da família é fundamental, tanto quanto a escola, para que a criança se desenvolva, se socialize e que realmente, aprenda! Não dá para esperar bons resultados do ensino sem contar com a participação familiar.

Se o educador tem o apoio da família e, se a família sente que seu apoio e participação são importantes, escola e família sentir-se-ão mais valorizadas e o resultado será o diferencial de uma trabalho desenvolvido com a participação de todos os interessados na aprendizagem da criança.


É de primordial importância que a família e a escola se unam para o fortalecimento e qualidade na aprendizagem das crianças, para tanto, basta que as instituições escola/família se unam e cumpram seu papel: a escola deve ensinar e a família deve acompanhar o aprendizado de seus filhos, buscando soluções e alternativas caso o nível de aprendizagem não seja satisfatório.
Curriculum Lattes Senso: Mestrado em Politicas Sociais, Especialista em Gestão Pública, Especialista MBA em Gestão de Pessoas, Bacharel em Sociologia, Bacharel em Teologia, Licenciado Pleno em Pedagogia, Licenciado Pleno em Ciências Sociais, Licenciado Pleno em Filosofia e Licenciado em Integração Comunitária. 
E-mail: 
professoremersonmota@uninove.edu.br


Prof. Emerson Mota Santana, colaborador do F@rol. 

O Prof. Emerson Mota Santana enviou sua matéria para o F@rol. Divulgue seu material também e seja um colaborador de nosso blog. CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS