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Sociologia e Educação
Por: Prof. Emerson Mota Santana
É mister
distinguir brasil, substantivo simples, sem autoconsciência; de Brasil, algo
muito mais complexo e autêntico. Na sociedade, seus componentes seguem valores
e julgam as ações humanas dentro de um modelo próprio e peculiar. Desse modo, a
sociedade se trata de uma entidade viva, cheia de auto-reflexão e consciência.
Comumente, costumamos tomar conhecimento das sociedades através da visão
oficial, a qual contradiz a visão popular, além da experiência da condição
humana. O Brasil está em toda parte: seja na imparcialidade das leis ou nas
ciências, letras e nobres artes; seja no "jeitinho malandro"; o que
caracteriza o sincretismo de valor do Brasil com “B” maiúsculo, que se
manifesta não apenas na religião, bem como na cultura em geral. Tanto os seres
humanos quanto as sociedades se definem por seus estilos, seus modos de fazer
as coisas, que os singularizam: a questão da identidade. Sendo, também
relevante a busca antropológica do conhecer a si mesmo através do outro: a
importância da alteridade. A construção de uma identidade social perpassa pela
cultura ou ideologia de cada sociedade, a qual fornece a fórmula pela qual
traçamos os perfis dos indivíduos que a compõem, denominado estereótipos.
Há dois
modos de erigir a identidade brasileira: uma por meio de dados quantitativos,
segundo os quais somos sempre uma coletividade que deixa a desejar; a segunda
por meio de dados sensíveis e qualitativos, através dos quais podemos nos ver
como algo virtuoso. Lastimo observar que temos despendido maior atenção a
apenas um desses eixos classificatórios. Todavia, não se trata nem de um nem de
outro isoladamente, mas dos dois que são dados de modo simultâneo e complexo.
Suas implicações sociológicas mais profundas, afloram nessa capacidade
relacional, que tipifica e singulariza a sociedade brasileira, edificada por
uma imensa, uma inesgotável capacidade acasaladora. Dessa forma, concluímos que
enquanto não tivermos capacidade de discernir essas duas faces de uma mesma
nação e sociedade, não descobriremos como se ligam os dois lados dessa mesma
moeda e estaremos fadados a oscilar entre o "brasil" irrelevante e defasado,
vítima de uma autoflagelação desanimadora, e o "Brasil" dos milagres
e autoritarismos.
Resultante
da realidade explanada anteriormente, o nosso sistema social é dividido e ao
mesmo tempo equilibrado entre duas unidades sociais fundamentais: o indivíduo –
o sujeito das leis universais que modernizam a sociedade – e a pessoa – o
sujeito das relações sociais, que conduz ao pólo tradicional do sistema. Entre
ambos, o "jeitinho" e o famoso e antipático "sabe com quem está
falando?" seriam modos de enfrentar essas contradições e paradoxos de modo
tipicamente brasileiro e de obter uma resolução rápida para determinada
situação burlando as leis e normas sociais mais gerais. A malandragem, outro
tipo de navegação social, faz o mesmo; sendo este um profissional do
"jeitinho". Cuja peculiaridade reside precisamente no modo especial
de conjugar o pessoal com o impessoal. A malandragem não é simplesmente o gosto
pelo desonesto. O malandro é um papel social, caracterizado pelo jeito original
e brasileiro de sobreviver nesse sistema contraditório e excludente, somada à
lealdade cultural inerente ao brasileiro. Ai reside sua razão de existir como
valor social. Mais que mero aspecto da vida social brasileira, a malandragem é
um modo possível de viver.
Curriculum Lattes Senso: Mestrado em Politicas Sociais, Especialista em Gestão Pública, Especialista MBA em Gestão de Pessoas, Bacharel em Sociologia, Bacharel em Teologia, Licenciado Pleno em Pedagogia, Licenciado Pleno em Ciências Sociais, Licenciado Pleno em Filosofia e Licenciado em Integração Comunitária.
E-mail: professoremersonmota@uninove.edu.br
Prof. Emerson Mota Santana, colaborador do F@rol.
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