PESQUISE NO BLOG

O que faz o Brasil, Brasil ???

O Prof. Emerson Mota Santana enviou sua matéria para o F@rol. Divulgue seu material também e seja um colaborador de nosso blog. CLIQUE AQUI.
Sociologia e Educação
Por: Prof. Emerson Mota Santana
É mister distinguir brasil, substantivo simples, sem autoconsciência; de Brasil, algo muito mais complexo e autêntico. Na sociedade, seus componentes seguem valores e julgam as ações humanas dentro de um modelo próprio e peculiar. Desse modo, a sociedade se trata de uma entidade viva, cheia de auto-reflexão e consciência. Comumente, costumamos tomar conhecimento das sociedades através da visão oficial, a qual contradiz a visão popular, além da experiência da condição humana. O Brasil está em toda parte: seja na imparcialidade das leis ou nas ciências, letras e nobres artes; seja no "jeitinho malandro"; o que caracteriza o sincretismo de valor do Brasil com “B” maiúsculo, que se manifesta não apenas na religião, bem como na cultura em geral. Tanto os seres humanos quanto as sociedades se definem por seus estilos, seus modos de fazer as coisas, que os singularizam: a questão da identidade. Sendo, também relevante a busca antropológica do conhecer a si mesmo através do outro: a importância da alteridade. A construção de uma identidade social perpassa pela cultura ou ideologia de cada sociedade, a qual fornece a fórmula pela qual traçamos os perfis dos indivíduos que a compõem, denominado estereótipos.
Há dois modos de erigir a identidade brasileira: uma por meio de dados quantitativos, segundo os quais somos sempre uma coletividade que deixa a desejar; a segunda por meio de dados sensíveis e qualitativos, através dos quais podemos nos ver como algo virtuoso. Lastimo observar que temos despendido maior atenção a apenas um desses eixos classificatórios. Todavia, não se trata nem de um nem de outro isoladamente, mas dos dois que são dados de modo simultâneo e complexo. Suas implicações sociológicas mais profundas, afloram nessa capacidade relacional, que tipifica e singulariza a sociedade brasileira, edificada por uma imensa, uma inesgotável capacidade acasaladora. Dessa forma, concluímos que enquanto não tivermos capacidade de discernir essas duas faces de uma mesma nação e sociedade, não descobriremos como se ligam os dois lados dessa mesma moeda e estaremos fadados a oscilar entre o "brasil" irrelevante e defasado, vítima de uma autoflagelação desanimadora, e o "Brasil" dos milagres e autoritarismos.
Resultante da realidade explanada anteriormente, o nosso sistema social é dividido e ao mesmo tempo equilibrado entre duas unidades sociais fundamentais: o indivíduo – o sujeito das leis universais que modernizam a sociedade – e a pessoa – o sujeito das relações sociais, que conduz ao pólo tradicional do sistema. Entre ambos, o "jeitinho" e o famoso e antipático "sabe com quem está falando?" seriam modos de enfrentar essas contradições e paradoxos de modo tipicamente brasileiro e de obter uma resolução rápida para determinada situação burlando as leis e normas sociais mais gerais. A malandragem, outro tipo de navegação social, faz o mesmo; sendo este um profissional do "jeitinho". Cuja peculiaridade reside precisamente no modo especial de conjugar o pessoal com o impessoal. A malandragem não é simplesmente o gosto pelo desonesto. O malandro é um papel social, caracterizado pelo jeito original e brasileiro de sobreviver nesse sistema contraditório e excludente, somada à lealdade cultural inerente ao brasileiro. Ai reside sua razão de existir como valor social. Mais que mero aspecto da vida social brasileira, a malandragem é um modo possível de viver.
Curriculum Lattes Senso: Mestrado em Politicas Sociais, Especialista em Gestão Pública, Especialista MBA em Gestão de Pessoas, Bacharel em Sociologia, Bacharel em Teologia, Licenciado Pleno em Pedagogia, Licenciado Pleno em Ciências Sociais, Licenciado Pleno em Filosofia e Licenciado em Integração Comunitária. 
E-mail: 
professoremersonmota@uninove.edu.br


Prof. Emerson Mota Santana, colaborador do F@rol. 

O Prof. Emerson Mota Santana enviou sua matéria para o F@rol. Divulgue seu material também e seja um colaborador de nosso blog. CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS