PESQUISE NO BLOG

AFINAL O QUE É ALFABETIZAÇÃO ???

O Prof. Emerson Mota Santana enviou sua matéria para o F@rol. Divulgue seu material também e seja um colaborador de nosso blog. CLIQUE AQUI.
Sociologia e Educação
Por: Prof. Emerson Mota Santana


Alfabetização significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita.
Uma criança sem o preparo necessário pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo, por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no papel. Pode ainda ter problemas para identificar os fonemas (letras na fala) e associá-los aos grafemas (letras na escrita). Podemos também encontrar crianças que só sabem copiar textos, e durante um ditado, não conseguem escrever.

A pré-escola tem um papel importantíssimo no preparo da criança para a alfabetização e deve cumprir este papel com competência. É o início da formação da criança, é onde ela vai ter o primeiro contato com o processo de aprendizagem, que será a base para todos os anos de escola que ela terá no futuro. Dois fatores determinam a rapidez e a facilidade com que a criança aprende a ler e a escrever: o estímulo da família e da escola e o desenvolvimento do sistema nervoso, que depende, entre outros fatores, da alimentação.

Curriculum Lattes Senso: Mestrado em Politicas Sociais, Especialista em Gestão Pública, Especialista MBA em Gestão de Pessoas, Bacharel em Sociologia, Bacharel em Teologia, Licenciado Pleno em Pedagogia, Licenciado Pleno em Ciências Sociais, Licenciado Pleno em Filosofia e Licenciado em Integração Comunitária. 
E-mail: 
professoremersonmota@uninove.edu.br

Prof. Emerson Mota Santana, colaborador do F@rol. 

O Prof. Emerson Mota Santana enviou sua matéria para o F@rol. Divulgue seu material também e seja um colaborador de nosso blog. CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS