PESQUISE NO BLOG

O que fazer quando roteador Wi-Fi deixa a Internet lenta?


Os roteadores wireless são peças importantes do dia a dia de quem usa a Internet. Por não necessitarem de manutenção constante, é comum serem confiáveis ao ponto de esquecermos que eles também podem apresentar defeitos. Entretanto, muito tempo ligado, assim como outros fatores, podem influenciar no desempenho desses aparelhos. Confira dicas do que fazer quando seu roteador deixar a sua Internet lenta.

- Identifique que o problema é o roteador

Antes de culpar o roteador wireless pela lentidão na rede, é preciso identificar que o problema é ele mesmo. Isole a questão limitando a conexão de aparelhos. Caso esteja em sua residência, desligue todos os aparelhos que possam utilizar a Internet, e então, teste a velocidade da mesma. Você pode usar o teste de velocidade do TechTudo. Caso a Internet seja compartilhada pelo roteador a partir de um modem, conecte um computador ou notebook no modem para realizar o teste.

Muitas vezes, uma queda de velocidade na internet pode ser atribuída a muitos equipamentos fazendo uso da mesma. No uso doméstico, smartphones e tablets com muitos aplicativos podem ser vilões em potencial. O motivo são configurações que permitem atualização automática de aplicativos. O mesmo acontece com computadores com muitos programas marcados para iniciar junto com Windows. Programas de compartilhamento de arquivos são os grandes vilões.

Outro motivo pode ser um computador com problemas. Por isso, é importante verificar se o motivo da lentidão não é o computador estar infectado com algum vírus ou problemas mais graves, como um disco rígido defeituoso. Caso você tenha certeza que não é nada disso, passamos para o passo seguinte.

- Reinicie o roteador

O próximo passo lógico é reiniciar o roteador wireless. Procure pelo botão de ligar/desligar do aparelho. Alguns deles não possuem tal botão, então será necessário remover o plug da energia elétrica.

O motivo de tal medida é o fato de alguns roteadores mais modestos não suportarem algumas rotinas de gerenciamento de rede por muito tempo. Ao deixar o roteador ligado por dias seguidos, o cache para logs do sistema e outras atividades podem começar a fazer o roteador sobrecarregar-se.

O processo de reboot do roteador pode ser feito também direto da página de configuração do mesmo. O processo varia de acordo com o modelo e marca do roteador.
Alguns modelos costumam reiniciar-se sozinhos de tempos em tempos, mas quando a Internet está muito lenta, não custa tentar realizar o procedimento para ver se o roteador volta a distribuí-la de maneira normal. Então, deslize o roteador por alguns minutos, para então religá-lo. Esse procedimento pode resolver alguns problemas complexos rapidamente.

- Mudar de posição e melhorar a intensidade do sinal

Outro problema que pode resultar em uma Internet lenta é o posicionamento do roteador na residência. Além da distância, a interferência causada por obstáculos, e até outros eletrodomésticos, podem diminuir a intensidade do sinal.

Evite que o roteador fique próximo a aparelhos que utilizam a mesma frequência de transmissão como telefones sem fio e fornos de micro-ondas. Esses aparelhos emitem frequência na mesma banda dos roteadores wireless mais comuns (2.4Ghz) e podem causar interferência e até cancelar o sinal de rede por alguns instantes.

Há duas soluções nestes casos. A primeira, é mudar o roteador de posição, deixando-o em um local mais próximo dos equipamentos que utilizam a Internet. A outra solução é colocar o roteador distante de aparelhos que causam interferência.

Para os casos em que a distância está causando a queda de sinal ou lentidão, o usuário pode trocar a antena do roteador por uma de maior intensidade. A troca não exige conhecimentos técnicos, basta retirar a antena antiga e encaixar a nova. Obviamente esse procedimento só pode ser realizado em roteadores com antenas externas.
Outro modo de aumentar a intensidade de sinal é instalar repetidores wireless. Tais repetidores permitem aumentar e até dobrar a distância do sinal da rede. Outra solução engenhosa, e digna do professor pardal, é utilizar uma lata vazia de refrigerante ou cerveja para canalizar o sinal. O procedimento é simples, basta cortar a lata e “abri-la” para então encaixar na antena.

- Reconfigure o roteador para melhorar a segurança e evitar interferências

Uma possibilidade para a lentidão da Internet é que a sua rede esteja comprometida. Ou alguém está utilizando sua rede, roubando o seu sinal, ou redes sem fio vizinhas estão causando interferência.

Nos casos em que você suspeita que estão utilizando a sua rede Wi-Fi sem a sua autorização, reconfigure o roteador alterando não apenas a senha de acesso, mas também a senha para a página de configuração do roteador. Não apenas isso. Caso utilize um sistema de criptografia antigo, como WEP, altere para WP2.

Já nos casos em que a rede está sofrendo alguma interferência das redes vizinhas. Entre nas configurações do roteador e mude o canal. Utilize programas como o Xirrus Wi-Fi Inspector no PC ou aplicativos para Android como o Wifi Analyzer. Com eles, você consegue descobrir em que canal a rede dos seus vizinhos está operando e pode configurar o seu roteador para trabalhar em um canal que não é utilizado.

Enfim, se nada der certo e o problema não for no provedor da Internet, pode ser que seu roteador esteja com problemas. Nesse caso, o recomendado será levar em uma assistência técnica, ou comprar um novo, já que muitos roteadores de qualidade encontram-se na faixa de preço do conserto de um roteador usado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS