PROJETO: “Jucás, para crianças e adolescentes do semi-árido”.
PÚBLICO ALVO: Alunos e comunidade escolar da escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Educacional Jucaense.
PERÍODO: Março a Junho de 2008.
APRESENTAÇÃO.
Este projeto é fruto de idéias questionadas pelo Núcleo Gestor, professores e alunos da escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Educacional Jucaense.
O projeto tem por objetivo desenvolver aptidões necessárias para resolver problemas ambientais no semi-árido do município de Jucás e proporcionar aos grupos sociais e seus indivíduos as possibilidades de participarem ativamente das tarefas propostas pelo cronograma do projeto para que possamos ser contribuintes da preservação do nosso meio ambiente.
JUSTIFICATIVA.
Historicamente, o Semi-árido brasileiro vem sendo retratado como a imagem da seca, da pobreza, da fome, da falta de esperança.
O semi-árido brasileiro reúne 1449 municípios dos estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Dentre estes está o nosso com um pouco mais de 23 mil habitantes e como os outros ele é vítima da situação em se coloca um lugar situado no semi-árido.
Nós e milhares de crianças aprenderemos melhor sobre o semi-árido lendo livros, revistas e a literatura de cordel.
Portanto, o projeto “Jucás para crianças e adolescentes do semi-árido” surge da certeza de que a nossa região tem um grande potencial, que pode ser desenvolvido, ajudando a fazer deste lugar um ambiente melhor preservando e sabendo como se viver nesse ecossistema diferenciado.
OBJETIVOS.
GERAL: Desenvolver um trabalho participativo que leve a sociedade a despertar para a convivência com o semi-árido jucaense.
ESPECÍFICOS.
1. Evitar o desperdício dos recursos naturais do semi-árido a fim de educar as crianças e respeitar e proteger o meio ambiente;.
2. Garantir as condições de sobrevivência no semi-árido jucaense;
3. Promover o desenvolvimento sustentável no semi-árido de nossa localidade;
4. Desenvolver sensibilidades para a preservação alternativa do solo e agricultura para combater a erosão;
5. Promover situações para o uso correto do solo e da madeira;
6. Criar possibilidades para a criação de ONG’S;
7. Desenvolver atitudes de respeito e preservação da natureza através de programas de conscientização sobre o bom relacionamento com o meio ambiente;
8. Enfatizar a importância de preservação do semi-árido local;
9. Programar a prática de gestão escolar participativa, envolvendo a comunidade em geral para a convivência com semi-árido;
10. Valorizar o semi-árido local.
METODOLOGIA.
ü Apresentação do projeto para os docentes e comunidade escolar;
ü Palestra sobre o tema em sala de aula;
ü Pesquisa de campo para supervisão do semi-árido local;
ü Produção de textos, historinhas em quadrinhos entre outras atividades didáticas sobre o assunto, em sala de aula;
ü Relatórios escritos e fotográficos dos trabalhos desenvolvidos;
ü Pesquisa sobre as questões ambientais do local;
ü Discussões sobre o ecossistema do semi-árido, sua diversidade e possibilidade de desenvolvimento sustentável;
ü Exibição de vídeos educativos e informativos sobre o assunto;
ü Aplicação, discussão e análise de roteiros de trabalhos propostos pelo guia do selo UNICEF para alunos do 5º ao 9º ano.
METAS.
ü Promoção de um encontro para apresentação do projeto para professores e alunos;
ü Realização de visitas a locais em que o semi-árido local se encontra prejudicado;
ü Distribuição de folder à comunidade sensibilizando-a para a convivência no semi-árido;
ü Produção de, pelo menos, 50 textos de gêneros diferentes sobre o assunto em questão;
ü Apresentação de uma dança pelos alunos envolvendo o tema;
ü Divulgação de 80% dos trabalhos realizados durante a execução do projeto;
ü Preservação do bioma local;
ü Reflorestamento de áreas destruídas locais;
ü Exposição de gráficos abordando os temas pesquisados;
ü Execução, análise e divulgação de roteiros de pesquisa com a comunidade;
ü Exposição de fotos de paisagens do semi-árido jucaense;
ü Elaboração de um relatório final;
ü Divulgação dos trabalhos no blog ( ofaroljoaojucas.blogspot.com ).
ü Construção e divulgação dos dados coletados através de gráficos;
ü Divulgação dos trabalhos realizados nos Jornais Escolares Primeiras Letras e Fala Escola.
AVALIAÇÃO.
O projeto será avaliado através do desempenho dos trabalhos, levantamentos de pontos positivos e negativos no intuito de elaborar novas estratégias para execução de novas ações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
SEMACE, construindo a sensibilidade, edição especial. Secretaria da Ouvidoria - Geral e do meio ambiente, 2005.
Programa de Ação Nacional de Combate à desertificação.PAN BRASIL.Sumário Educativo.
O PACTO-boletim. Unicef. 2006.
Projeto Municipal “Um novo olhar ao semi-árido jucaense”. 2006.
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