PESQUISE NO BLOG

JUCÁS, PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SEMI-ÁRIDO.


PROJETO: “Jucás, para crianças e adolescentes do semi-árido”.

PÚBLICO ALVO: Alunos e comunidade escolar da escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Educacional Jucaense.

PERÍODO: Março a Junho de 2008.

APRESENTAÇÃO.

Este projeto é fruto de idéias questionadas pelo Núcleo Gestor, professores e alunos da escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Educacional Jucaense.

O projeto tem por objetivo desenvolver aptidões necessárias para resolver problemas ambientais no semi-árido do município de Jucás e proporcionar aos grupos sociais e seus indivíduos as possibilidades de participarem ativamente das tarefas propostas pelo cronograma do projeto para que possamos ser contribuintes da preservação do nosso meio ambiente.

JUSTIFICATIVA.

Historicamente, o Semi-árido brasileiro vem sendo retratado como a imagem da seca, da pobreza, da fome, da falta de esperança.

O semi-árido brasileiro reúne 1449 municípios dos estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Dentre estes está o nosso com um pouco mais de 23 mil habitantes e como os outros ele é vítima da situação em se coloca um lugar situado no semi-árido.

Nós e milhares de crianças aprenderemos melhor sobre o semi-árido lendo livros, revistas e a literatura de cordel.

Portanto, o projeto “Jucás para crianças e adolescentes do semi-árido” surge da certeza de que a nossa região tem um grande potencial, que pode ser desenvolvido, ajudando a fazer deste lugar um ambiente melhor preservando e sabendo como se viver nesse ecossistema diferenciado.

OBJETIVOS.

GERAL: Desenvolver um trabalho participativo que leve a sociedade a despertar para a convivência com o semi-árido jucaense.

ESPECÍFICOS.

1. Evitar o desperdício dos recursos naturais do semi-árido a fim de educar as crianças e respeitar e proteger o meio ambiente;.

2. Garantir as condições de sobrevivência no semi-árido jucaense;

3. Promover o desenvolvimento sustentável no semi-árido de nossa localidade;

4. Desenvolver sensibilidades para a preservação alternativa do solo e agricultura para combater a erosão;

5. Promover situações para o uso correto do solo e da madeira;

6. Criar possibilidades para a criação de ONG’S;

7. Desenvolver atitudes de respeito e preservação da natureza através de programas de conscientização sobre o bom relacionamento com o meio ambiente;

8. Enfatizar a importância de preservação do semi-árido local;

9. Programar a prática de gestão escolar participativa, envolvendo a comunidade em geral para a convivência com semi-árido;

10. Valorizar o semi-árido local.

METODOLOGIA.

ü Apresentação do projeto para os docentes e comunidade escolar;

ü Palestra sobre o tema em sala de aula;

ü Pesquisa de campo para supervisão do semi-árido local;

ü Produção de textos, historinhas em quadrinhos entre outras atividades didáticas sobre o assunto, em sala de aula;

ü Relatórios escritos e fotográficos dos trabalhos desenvolvidos;

ü Pesquisa sobre as questões ambientais do local;

ü Discussões sobre o ecossistema do semi-árido, sua diversidade e possibilidade de desenvolvimento sustentável;

ü Exibição de vídeos educativos e informativos sobre o assunto;

ü Aplicação, discussão e análise de roteiros de trabalhos propostos pelo guia do selo UNICEF para alunos do 5º ao 9º ano.

METAS.

ü Promoção de um encontro para apresentação do projeto para professores e alunos;

ü Realização de visitas a locais em que o semi-árido local se encontra prejudicado;

ü Distribuição de folder à comunidade sensibilizando-a para a convivência no semi-árido;

ü Produção de, pelo menos, 50 textos de gêneros diferentes sobre o assunto em questão;

ü Apresentação de uma dança pelos alunos envolvendo o tema;

ü Divulgação de 80% dos trabalhos realizados durante a execução do projeto;

ü Preservação do bioma local;

ü Reflorestamento de áreas destruídas locais;

ü Exposição de gráficos abordando os temas pesquisados;

ü Execução, análise e divulgação de roteiros de pesquisa com a comunidade;

ü Exposição de fotos de paisagens do semi-árido jucaense;

ü Elaboração de um relatório final;

ü Divulgação dos trabalhos no blog ( ofaroljoaojucas.blogspot.com ).

ü Construção e divulgação dos dados coletados através de gráficos;

ü Divulgação dos trabalhos realizados nos Jornais Escolares Primeiras Letras e Fala Escola.

AVALIAÇÃO.

O projeto será avaliado através do desempenho dos trabalhos, levantamentos de pontos positivos e negativos no intuito de elaborar novas estratégias para execução de novas ações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

SEMACE, construindo a sensibilidade, edição especial. Secretaria da Ouvidoria - Geral e do meio ambiente, 2005.

Programa de Ação Nacional de Combate à desertificação.PAN BRASIL.Sumário Educativo.

O PACTO-boletim. Unicef. 2006.

Projeto Municipal “Um novo olhar ao semi-árido jucaense”. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS