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PROJETOS


PROJETO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR


ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL JUCAENSE - CEJUC

RUA JOSÉ GERSON DUARTE, S/N - ALTO DO TÓ - JUCÁS - CEARÁ

TEMA:

Persistência do educando na escola para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

PÚBLICO ALVO:

Alunos da escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Educacional Jucaense.

PERÍODO:

Durante o ano de 2008.

META:

Reduzir o índice de evasão de 3,5 % para 2,9 % em 2010.

APRESENTAÇÃO:

A escola deve ser um lugar atrativo e que realmente promova uma aprendizagem satisfatória para todos os educandos de acordo com suas potencialidades.

Esse projeto de “Combate à Evasão” é um complemento para contribuir na trajetória do sucesso no desenvolvimento da aprendizagem dos educandos.

Esperamos que através desse projeto tenhamos um avanço significativo na busca de poluções no combate a evasão e conseqüentemente na aprendizagem, pois esse passo é que o aluno permaneça na escola e, assim, cabe a ela trabalhar intensamente na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e poder formar indivíduos participativos, criativos e críticos.

JUSTIFICATIVA:

Um dos pontos críticos da nossa educação é a evasão escolar. Ciente desse obstáculo, a escola, junto com a comunidade, pais e Conselho Tutelar, vêm através desse projeto viabilizar atitudes que tem como meta o compromisso de estimular, conscientizar e participar dessa luta no combate a evasão escolar.

OBJETIVO GERAL:

Garantir que os alunos permaneçam na escola, cumprindo seu papel com responsabilidade e empenho no que se refere à freqüência e ao ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü Garantir a permanência dos alunos que efetivaram a matrícula durante todo o ano.

ü Informar sobre o grande prejuízo que a evasão escolar causa ao próprio aluno e à sua comunidade.

ü Trabalhar junto da comunidade escolar, pais e Conselho Tutelar, a fim de reduzir ao máximo a evasão escolar.

ü Desenvolver projetos que venham a contribuir na permanência do aluno na escola.

ü Conhecer a vivência do aluno dentro e fora da escola para que a partir desse conhecimento viabilize meios que venham ajudar na permanência do educando na escola.

ü Promover palestras informativas conscientizando a importância da continuidade dos estudos escolares.

ü Adquirir recursos pedagógicos que viabilize um melhor ensino-aprendizagem.

CONTEÚDOS:

ü A importância da família.

ü Projeto Político Pedagógico da Escola.

ü Evasão escolar.

ü Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente – ECA.

ü Desenvolvimento sócio-cultural-econômico.

ü Apoio da Secretaria de Ação Social e Conselho Tutelar.

ü Eventos culturais e sociais.

METODOLOGIA:

ü O aluno ao se ausentar da escola por mais de três (03) dias sem comunicado oficial, faz-se uma visita a residência desses alunos, convencendo-os a retornarem à escola.

ü Comunicar-se com o Conselho Tutelar nos casos especiais, em que a escola não consegue resolver e trabalhar em parceria com este Conselho na tentativa de alcançar o resultado desejado.

ü Procurar saber sempre o motivo da falta do aluno à escola, logo na primeira semana de ausência.

ü Promover palestras e seminários sobre a importância do aluno continuar freqüentemente seus estudos.

ü Reforçar sempre nas reuniões de pais sobre a importância da permanência do aluno na escola e manter contato permanente para conseguir a ajuda e o apoio dos mesmos.

ü Promover incentivos para os alunos através de concursos individuais ou coletivos, gincanas, interclasses, dentre outros eventos atrativos ou competitivos.

PARCEIROS:

ü Comunidade Escolar.

ü Conselho Escolar.

ü Conselho Tutelar.

ü Secretaria Municipal de Ação Social.

ü Secretaria Municipal de Educação.

ü Projetos Sociais Municipais.

ü Pais.

ü Grêmio Estudantil “Adolescentes em Ação”

AVALIAÇÃO:

ü Alcançar a meta estabelecida no projeto.

ü Concretizar o empenho de todos os parceiros descritos no projeto para a redução da evasão escolar.

ü Aplicar o projeto com determinação para obter resultados positivos.


##Veja outros projetos:

"R" DE REFORÇO PARA O SUCESSO DA APRENDIZAGEM.

JUCÁS, PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SEMI-ÁRIDO.

PPP DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL JUCAENSE.

Projeto Político Pedagógico da escola CEJUC - 2010


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