PESQUISE NO BLOG

Quinze dias de escuridão em dezembro é uma farsa?

Muitas pessoas continuam compartilhando uma notícia sobre um comunicado da NASA em relação a uma suposta escuridão total entre os dias 15 e 29 de dezembro.

Mas essa notícia não passa de uma (antiga) farsa! Não haverá nenhuma escuridão por aqui. Se você procurar na internet, pode verificar que muitos sites dão a mesma notícia desde 2014 em meses variados. Sites de notícias falsas como Huzlers.com, newswatch33, dentre muitos outros, publicam propositalmente notícias que não são verdadeiras para chamar a atenção. Esses sites afirmam que uma tempestade solar vai ser responsável pela escuridão, e que ela causaria “poeira e detritos espaciais” que se tornariam abundantes, portanto, bloqueariam a luz solar em 90%.
Isso é extremamente falso. Embora tempestades solares sejam fenômenos reais que ocorram devido a flutuações no campo magnético do Sol, não são como tempestades terrestres que podem espalhar poeira e sujeira. Ao invés de causar essa suposta escuridão, uma tempestade solar cria perturbações muito sutis na magnetosfera da Terra.

Esses sites, para completar a rede de mentiras, usaram uma declaração do integrante da NASA, Charles Bolden, que advertia famílias norte-americanas para se prepararem caso algum desastre natural – como terremotos ou furacões – atingisse o país. O texto cita essa declaração para apoiar a mentira.
Para se ter uma ideia do trabalho que essa mentira já deu, a NASA desmente essa suposta escuridão planetária desde 2012. Portanto, antes de compartilhar ou acreditar em alguma matéria publicada na internet, sempre procure outras fontes e cheque a veracidade das alegações em veículos de comunicação confiáveis. Existem muitos sites maldosos ou humorísticos que espalham notícias como essa todos os dias.



Do site: Jornal Ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS