PESQUISE NO BLOG

HISTÓRICO DA ESCOLA CEJUC


No início da década de 80, funcionava uma escola de pequeno porte com duas salas de aula, com um número bastante elevado de alunos.

A escola chamava-se Grupo Escolar César Cals e situava-se no antigo bairro São Mateus. No final da mesma década, por causa do aumento da população da Vila José Bento, esta escola foi transferida para outro prédio neste bairro. Já no ano de 1994, ainda com o nome César Cals, sentiu-se a necessidade de mudança deste nome para um atual que não privilegiasse nenhuma personalidade política ou outras quaisquer.

A partir de primeiro de setembro do mesmo ano, passou a se chamar Centro Educacional Jucaense – CEJUC, devido à escola atender às escolas dos distritos e expedir transferências (escola mãe), funcionando com turmas de pré à 7ª série, somente no turno diurno.

No ano seguinte, começou a funcionar com as turmas de 5ª a 8ª séries no turno noturno. Mas, a referida instituição só permaneceu neste endereço até o ano de 1996. Nesse mesmo ano, construía-se um novo prédio com uma boa estrutura, na Rua Alto do Tó, em um terreno doado por Cândido Lavor na administração do Prefeito da época, Dr. Carlile Holanda Lavor. Tratando-se de um ano eleitoral, houve a inauguração do novo prédio. Porém, a transferência da Escola realizou-se somente no ano de 1997, já na gestão do Prefeito José Helânio de Oliveira Facundo.

Neste mesmo ano, a Entidade tinha como diretora administrativa Sra. Sônia Maria Leite Gomes, diretor pedagógico o Sr. Luiz Gonzaga Leite Sobrinho e como supervisora a Sra. Neiva Castilho.

Em 1998, houve inversão de cargos entre diretores e a substituição da supervisora Neiva Castilho por Antonia Paz de Sena. Neste mesmo ano a diretora pedagógica Sônia Maria, afastou-se ficando o diretor Luiz Gonzaga na parte administrativa e pedagógica.

Com a saída do diretor Luiz Gonzaga para assumir a direção da Escola de Ensino Fundamental Áurea Leal Rodrigues Guerra. Foi nomeada a Sra. Marilene da Silva Lucas para exercer a função de diretora da Escola Centro Educacional Jucaense – CEJUC. Fato ocorrido em 1999.

É importante enfatizar que no ano 2000 o Núcleo Gestor ficou composto por Diretora Geral – Marilene da Silva Lucas; Coordenadora Pedagógica – Lucineide de Oliveira Cavalcante; Secretária Escolar – Maria Elieuza de Oliveira.

No mês de abril do referido ano, a diretora teve de se ausentar, porque a mesma estava grávida e entrou de licença, assumindo o cargo a coordenadora pedagógica nos turnos diurnos, e à noite a direção assumida por Helena da Silva Oliveira.

Neste mesmo mês, a escola recebeu a visita da Comissão do Selo UNICEF, e foi parabenizada pelo excelente trabalho ali desenvolvido.

Foi nesse ano (2000), em que o município ganhou o Selo UNICEF pela primeira vez.

Ao chegar ao segundo semestre, Marilene da Silva Lucas reassumiu a direção da escola.

No próximo ano (2001), houve mudanças com relação à coordenadora pedagógica, cargo este que ficou exercido pela Sra. Maria Ilberlândia Luna Fernandes. Neste mesmo ano aconteceu o concurso para diretores, no qual Marilene da Silva Lucas foi aprovada e através de uma eleição pôde permanecer legalmente na direção.

Em janeiro de 2002, Vanda Maria Cavalcanti Moura passou a fazer parte do Núcleo Gestor como nova Coordenadora Pedagógica.

No ano de 2009 aconteceu em nossa cidade um grande avanço que foi a descentralização dos recursos financeiros a cada secretaria e assim acrescendo ao Núcleo Gestor o Diretor Financeiro, ficando ele composto por: Diretora Administrativa Maria Lúcia Fernandes Ledo, Diretora Pedagógica Francivânia Gomes Duarte, Diretor Financeiro Antonio Cleilson da Costa Gomes e a Secretária Escola Maria Elieuza de Oliveira.

Atualmente no biênio de 2010/2011 o Núcleo Gestor se encontra formado por: Diretor Administrativo Alciomar da Silva Duarte, Diretor Pedagógico João Gomes Filho, Diretor Financeiro Antonio Cleilson da Costa Gomes e a Secretária Escolar Maria Elieuza de Oliveira. Temos 27 funcionários atendendo a uma clientela de 440 alunos do 3º (2010) e 4° (2011) ao 9º ano obedecendo ao perfil curricular proposto pela legislação vigente de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Nº 9394/96.

Um comentário:

  1. Parabéns, pois foi grande o desenvolvimento e crescimento do CEJUC, a cada dia ganhando o
    seu espaço.

    ResponderExcluir

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS